Plano de Cargos Carreira do SUS Recife

O Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Desenvolvimento do SUS Recife é um dos mais avançados do País. Foi construído pelos próprios trabalhadores em conjunto com a Secretaria de Saúde, na mesa setorial de negociação do SUS.

            O PCCVD prevê 3 formas de progressão na carreira:


1 - Progressão por Desempenho (a cada 3 anos)

O incentivo às boas práticas clínicas e sanitárias, ao trabalho em equipe e ao compromisso com o serviço de saúde são os principais objetivos do novo sistema de avaliação de desempenho do SUS Recife.

             Uma parte do desempenho será aferido através de um sistema de metas, com foco na qualidade. Estas metas individuais são definidas de acordo com cada categoria profissional. Um médico, por exemplo, terá um determinado número de consultas e visitas domiciliares a serem realizadas a cada mês. O alcance destas metas balizarão o pagamento do adicional de desempenho mensal (antiga produtividade), assim como contará para a progressão na carreira.

            Uma outra parte da avaliação de desempenho será realizada de acordo com a iniciativa da equipe em realizar inovações no seu processo de trabalho. Para os anos de 2012 e 2013, estas inovações estão relacionadas com a implementação plena do Acolhimento nas Unidades e b da sala de situação do PMAQ. Vale lembrar que, nesse caso, estas ações trazem benefícios tanto na progressão da carreira quanto no recebimento do bônus anual.

Por fim, haverá também uma avaliação anual realizada pela chefia imediata, baseada nos seguintes critérios: urbanidade com usuários e equipe; cumprimento dos protocolos preconizados pelo SUS Recife; conservação do patrimônio público; cumprimento de normas de biossegurança, dentre outros.

Para fins de progressão na carreira por Desempenho, o peso de cada tipo de avaliação é o seguinte:

- 50% da pontuação será de acordo com o alcance de metas individuais por categoria profissional.

- 30% da pontuação será de acordo com as inovações realizadas pela equipe no seu processo de trabalho, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Saúde.

- 20% da pontuação será de acordo com a avaliação direta da chefia imediata.

Para progredir na carreira, o trabalhador precisar atingir no mínimo 70% da pontuação total.


2 - Progressão por qualificação profissional (a cada 4 anos)

Neste tipo de progressão contam os títulos de pós-graduação e graduação, capacitações, participações em eventos científicos, atividades de preceptoria, dentre outros.

O trabalhador poderá apresentar, a cada ciclo, as atividades de qualificação profissional que realizou. Caso atinja a pontuação mínima (conforme tabela abaixo), o mesmo terá direito a progressão na carreira por qualificação profissional.


3 - Progressão por tempo de serviço (a cada 5 anos)

Esta progressão beneficia de forma automática todos os profissionais que estão desenvolveram normalmente o seu trabalho nos últimos 5 anos.

2 comentários:

  1. esse plano de cargos e carreiras,estar incluido o nivél alimentar ou seja (auxiliar de serviços gerais?),que é ainda foi beneficiado e ainda não fomos comtemplados

    ResponderExcluir
  2. Não, o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos, instituído através da lei 17.772/12, apenas contempla os servidores ocupantes de cargos do Grupo Ocupacional Saúde, relacionados no anexo II da referida lei.

    ResponderExcluir