Bônus Anual

O Bônus Anual é um incentivo para as equipes de saúde da família que estiverem com Acolhimento implantado, assim como a Sala de Situação (com indicadores epidemiológicos) criada e atualizada.


O valor monetário do Bônus corresponde a uma parcela cheia do Adicional de Desempenho, a ser paga no fim de cada ano, a começar em 2012.


No primeiro semestre de 2012, uma equipe de avaliação visitará as Equipes de Saúde da Família e analisará o grau de implantação do Acolhimento e Sala de Situação. Para ser considerado implantado, o Acolhimento deverá ter as seguintes características mínimas:


-Existência de equipe destacada para o Acolhimento, com participação de todos os profissionais da equipe;
-Mínimo de 5 turnos semanais;
-Marcação de consultas no Acolhimento;
-Protocolos com classificação de risco implantadados;
-Momentos de avaliação periódicos;
-Pactuação com controle social local;
-Registro dos atendimentos.


Em relação à Sala de Situação, o monitoramento dos indicadores deverá contemplar os indicadores Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).


Até 100% das equipes poderão receber o Bônus, ou seja, não haverá concorrência entre os serviços de saúde e sim um estímulo à formações de redes de troca e solidariedade entre os profissionais.


No início de 2012 será disponibilizado um instrutitvo com detalhes sobre os critérios e diretrizes para implantação do Acolhimento e Sala de Situação.






4 comentários:

  1. O que foi colocado no início do PMAQ pelo Apoio Institucional não foi isso!!! Foi dito que o bônus anual seria a adesão ao PMAQ e a realização do AMAQ!!! Mudaram as regras????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em novembro de 2011, ficou acordado com as equipes de Saúde da Família que o bônus anual está ligado a adesão ao PMAQ, onde 30% do bônus correspondia a adesão e 70% a implantação do acolhimento, de acordo com a matriz do acolhimento da Gerência de Atenção Básica.

      Excluir
  2. A qual sala de Situação esta apresentação se refere? A antiga? Que a PCR fornecia os painéis? Ou os indicadores do Anexo do PMAQ?

    Caso sim, quando estrão atualizadas as informações do SIAB? As que recebemos, não conferem com nosso levantamento, nem com algumas das informações que entregamos?

    Verônica Cisneiros
    USF - Pantanal
    18/6/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sala de situação atual é a dos indicadores do PMAQ.

      Excluir